quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A FÉ INICIAL E A FÉ AMADURECIDA




Ele tem que encher esse corpo e expressar-se nele. Diz: “Até que”; essa edificação no objetivo de Deus é muito alto; dificilmente os homens fixariam um objetivo como este, mas Deus como é o que o faz, Ele sim, pode pôr este objetivo: “até que todos cheguemos à unidade da fé”. Aqui fala da fé como no futuro; claro que há uma fé no passado, claro que há uma fé no início, há uma fé que se falta no início, não há início; esta fé é a fé mínima para que uma pessoa receba ao Senhor e nasça de novo. Aqui mesmo em Efésios acabava de falar dessa fé do início, e logo no verso 13 e 14 fala da fé amadurecida. A fé do início aparece aqui no verso 4 quando diz: “um Senhor, uma fé, um batismo”; esta fé mínima inclui deus, ao Filho de Deus, a Jesus o Filho de Deus e o Cristo, morto por nossos pecados em uma morte expiatória, ressuscitado e feito Senhor; e acreditando nele somos salvos e começamos, mas logicamente que esse começo, esse fundamento é em vista de um processo posterior, que é o da formação de Cristo. Ou seja, que a edificação da Igreja é a formação de Cristo; e fala de uma fé amadurecida, da fé não só inicial, a não ser a fé no sentido completo, como diz Paulo aos Tessalonicenses.

Vamos voltar aqui para Efésios, mas para que os irmãos possam ver esse verso especialmente se houver alguns que são mais novos, possivelmente não o recordam, em 1ª Tesalonicenses 3 diz no versículo 10, do Paulo e seus companheiros: “Orando de noite e de dia, com grande insistência”; está falando com uma igreja nova, só pode estar três meses em Tessalônica, e por causa da perseguição, ele teve que ir preocupado, mas mandou a Timóteo. Timóteo chegou com boas notícias, que eles se mantinham na fé, no amor, e apreciando-os a eles; então já estavam na fé, nessa primeira parte da fé, e lhes diz Paulo que ele seguia orando com Silvano, com Timóteo: “...com grande insistência, para que vejamos seu rosto e completemos o que falte a sua fé”. A fé inicial tem que ser completada, e o ministério do apóstolo Paulo aqui, o ministério apostólico, tem o encargo, não só a levar as pessoas ao início da fé, mas também eles mesmos avançar para a unidade da fé.

Quando se fala da unidade da fé se coloca no futuro; aqui em Efésios 4:12 diz: “aperfeiçoar aos Santos para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé”. A fé é uma, é a fé do Filho de Deus, mas nós temos que chegar à unidade da fé; quando se fala da unidade do Espírito, não usa o verbo chegar a não ser o verbo guardar. Por exemplo aqui no capítulo 4:3 diz: “Solícitos em guardar a unidade do Espírito”. O Espírito é um sozinho; nós não temos que fazer nada para ter a unidade do Espírito, porque todos os filhos têm recebido o mesmo Espírito , a todos nos deu a beber do mesmo Espírito , todos os filhos de Deus temos o mesmo Espírito, não importa a nacionalidade,, a raça, a classe social; não importa se for homem, se for mulher, se for rico ou pobre, se for culto ou inculto, a todos nos deu a beber de um mesmo Espírito; portanto, quanto à unidade do Espírito, não nos pede chegar a nenhuma parte, a não ser somente guardá-la. Já foi dada. O Espírito de fato é e será eternamente Um; portanto, onde Ele está, está a unidade do Espírito. Qualquer pessoa que tem o Espírito do Senhor, tem a unidade do Espírito, não lhe pede que a fabrique, não lhe pede que a alcance, só lhe pede que a guarde com solicitude, em troca, quando se fala da unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, da estatura do varão perfeito, este Varão, é o filho varão daquela mulher, este varão perfeito do versículo 13. Diz: “até que todos cheguemos”; chegar; agora fala de um processo. A partir da unidade do Espírito, chegamos à unidade da fé; quer dizer, crescemos, somos aperfeiçoados, somos edificados na unidade da fé, a fé do Filho de Deus, a fé que uma vez foi dada aos Santos. Não vamos acrescentar nada à fé; a plenitude desta fé expressa na Palavra de Deus.

Mas uma coisa é que ela esteja na Palavra de Deus e outra coisa é que nós a tenhamos captado, ou a tenhamos recebido ou tenhamos crescido nela; a fé foi dada uma só vez, não aparecerá nenhuma outra Bíblia. Qualquer outra que pretenda aparecer por aí, o Corão, o livro do Mórmon ou qualquer outro, é falso. Paulo disse que nem sequer ele, nem os apóstolos, nem nenhum anjo do céu, podiam pregar um evangelho diferente que o que já pregou Jesus Cristo. Jesus Cristo é o Amém de Deus; já a última Palavra. ?Ele é o princípio e Ele é o fim; portanto na Bíblia já está contida a plenitude da fé do Filho de Deus; mas isso não quer dizer que nós por ter a Bíblia em papel, tenhamo-la no coração, por revelação; isso é outra coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...